A Neuro-Oncologia é uma sub-especialidade da Neurocirurgia e Neurologia que visa o tratamento dos pacientes com tumores do sistema nervoso e das complicações neurológicas do tratamento de outros tumores.
Nos Estados Unidos e Europa o especialista em Neuro-Oncologia é comumente o responsável pelos cuidados destes pacientes.
Entre os princípios da Neuro-Oncologia encontram-se:
- Tratamento especializado e dirigido aos tumores do sistema nervoso.
- Melhora dos resultados destes tratamentos através da especialização da equipe médica.
- Discussão e planejamento multidisciplinar (Neurocirurgia, Neuro-radiologia, Radioterapia e Oncologia) em todas as etapas do tratamento.
As etapas do tratamento dos tumores do sistema nervoso, de acordo com as melhores práticas da Neuro-Oncologia, usualmente são:
Cirurgia - Realizada por especialista em Neurocirurgia Oncológica, normalmente é a primeira etapa e, em alguns tumores quando corretamente realizada, pode ser o único tratamento necessário. O tratamento cirúrgico adequado é um dos principais fatores que determinam o prognóstico.
Em algumas situações são essenciais técnicas cirúrgicas avançadas, como:
- Ressecção do tumor com o paciente acordado
- Monitorização neurofisiológica de funções essenciais
- Localização estereotáxica por neuronavegação
Radioterapia - Um dos tratamentos complementares mais utilizados. A radiocirurgia é uma de suas técnicas mais importantes.
Quimioterapia - Com o avançar da ciência o tratamento quimioterápico, realizado por Oncologistas especializados, tem mostrado resultados cada vez melhores e com menores efeitos colaterais.
Discussões multi-disciplinares (tumor-boards) - Etapa essencial no tratamento e realizado em todos os casos. Cada paciente tem seus exames e história clínica discutidos em reuniões multidisciplinares com especialistas em tumores do sistema nervoso para que as decisões de tratamento sejam tomadas em consenso de forma a otimizar os resultados. Em algumas situações esta discussão é realizada com colegas em São Paulo (H. Sírio-Libanês) e nos EUA (Yale School of Medicine).